Sunday, February 18, 2007











Hoje escrevo de Essen, na Alemanha. Cheguei ontem às cinco e meia da tarde a Colónia, mas só cheguei a Essen as nove e tal da noite. Primeira conclusão a que cheguei... ANDAR DE COMBOIO É INSUSTENTÁVEL!! Um bilhete de Essen para Colónia são 15 euros! Um bilhete de Essen para Dusseldorf, que é pertinho, são oito euros e tal! É uma roubalheira até porque os comboios não são tão sofisticados como se esperaria! Outra conclusão: a ideia que nós temos que a autobahn é uma autoestrada perfeita é MENTIRA!! Pode não ter limites de velocidade, mas pelo menos a de Dusseldorf para Essen bate a A1 em termos de falta de qualidade do pavimento! É só remendos por todo o lado e lombas e etc.. Bom... Sinistro!




Essen não tem nada de especial a não ser um pequeno detalhe: parece que parou nos anos 80, como se vê na fotografia da estação do metro que está acima. Tem umas igrejas engraçadas mas que foram (mal) reconstruidas e que por isso perderam muito do seu charme mantendo mesmo assim um ar imponente que lhes dá uma certa pinta! Já vi alguns nazis na rua, andam com cães de açaime e cabelo rapado e supostamente não se deve olhar sequer para eles porque eles acham que ñós de cabelo escuro, somos todos turcos!! Sim, porque pelo menos ao João já perguntaram umas 3 vezes se ele era turco, e pior, um autraliano perguntou ao João de onde ele era e qdo ele disse Portugal ele respondeu: "Ah, Portugal, in Spain right?" ao que o João respondeu: "You're from Australia, in England right??" E a coisa ficou por ai...




O ambiente de Erasmus é muito engraçado. Toda a gente fala com toda a gente, e é como se fossem amigos há anos. Ontem fui a uma festa em Dusseldorf e conheci alemães, espanhois, italianos, romenos, koreanos bom... uma miscelania! Mas foi muito giro!




Amanhã espera-me um dia cansativo em Colónia porque é o carnaval de lá, e tenho de apanhar o comboio das 10 da manhã. Por isso... na terça escrevo mais!!!

1 comment:

Joana Cabral said...

Realmente muito anos 80 a estação do metro!
Tem cuidado com essa malta nazi!
Diverte-te muito por aí. A tilducha esta-se a portar muito bem, ainda não estragou nada e dorme muito sossegadinha. A tua filhota esteve muito bem, mas tenho a sensação que vais ter de lhe comprar um iate, ela adorou os barco da nauticampo!!
POrta-t com juizo e um beijinho para o João.
BJS
JCC