Sunday, March 18, 2007



É fantástica a diferença da semana passada para esta semana... Um sol fantástico, calor, muitas borboletas, passarinhos, enfim, um tempo perfeito!! Passei o dia no jardim e houve direito a coroas de flores e tudo! Só tive uma pega com um "avec" hoje de manhã... Estava eu no jardim com a Matilde a com a Biela quando ouço o Bagulho a ladrar, o portão do passadiço a abanar e alguém a gritar! Fui a correr, era um idiota de um "avec" que estava aos berros com o cão, e o Bagulho estava assustado, não estava a conseguir dar com a entrada para o jardim e então estava a ladrar encostado ao portão cheio de medo! Só disse ao homem: "É por isso que o cão se atira a si e a outras pessoas! Assustam o cão e depois queixam-se!" E o homem começa: "Le chien ne peux pas aller a la vie publique!!!" e eu voltei a dizer: "Se não assustar o cão ele nem se chega a si!" e o homem voltou a repetir: "Le chien bla bla bla!!" E depois de varias tentativas de diálogo falhadas e de levar a mesma resposta gritei-lhe: "Pois é, nem o cão nem atrasados mentais como tu!" QUE IDIOTA!!! Claro que depois disto o homem puxou do seu portugues mais erudito: "SUA PUTA, CABRA, BLA BLA BLA..."Enfim... uma manhã agitada...

11 comments:

Krippmeister said...

E eu que pensava que a vida na capital era agitada...

Não vai demorar muito até aparecerem mais cretinos a armar confusão por causa do cão, essa malta é pior que os ratos a multiplicar-se. A Joana tem razão, o melhor maneira de o proteger é mantê-lo dentro da propriedade.

Rui Silva Freire said...

O Decreto-Lei nº314/2003 tem o seguinte artigo 7º que transcrevo.

Artigo 7.º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 - É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 - É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 - No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.
4 - As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo.

Eu sei que o Bagulho é um cão porreiro, tu sabes que ele é um cão porreiro, as pessoas que passam na rua não o conhecem.

A lei não pode prever que alguns cães são porreiros e podem estar soltos sem chatice. Imagina que uma criança se assusta com o cão simplesmente porque ele é grande e, quando foge, parte a cabeça. A culpa é da criança ou de quem deixou um cão enorme que a criança não conhece andar solto na via pública?

É evidente que quem atira pedras está a ser parvo mas os animais, mesmo os bonzinhos, são irracionais e tu não podes presumir que se ele ladra é certamente porque alguém lhe fez mal. Por muito manso e esperto que ele seja, não deixa de ser um cão – ele não interpreta o Mundo ou uma ameaça da mesma forma que tu.

O melhor é mesmo fazer o que a Joana sugeriu: mantém-no dentro do jardim e, acrescento, na rua ele deve andar com trela.

Allanah said...

Pois... eu achava óptimo mante-lo dentro da propriedade... mas... nós cercamos a propriedade para o menino não fugir e ele arranja sempre maneira e pelos sitios mais escabrosos! E te-lo fechado em casa a ir a rua de trela é um crime. Quanto ao decreto-Lei... sim Rui eu achava muito bem isso tudo se o Bagulho fosse o unico cao que anda solto aqui! E ainda por cima ha aqui caes soltos que se atiram as pessoas e sao tao grandes ou quase como o Bagulho! O Bagulho ladra sempre que passa alguem esteja dentro ou fora de casa, a questão é, ele só se atira ou seja, ele so se aproxima a ladrar mesmo zangado a pessoas que ja lhe fizeram alguma! Em 9 anos que ele esta ca e anda solto nunca tivemos ng que nos dissesse que o cao era perigoso e que mordia, porque ele nao morde e nao é perigoso! Mas como nao é o cao da prima ou do tio nao sei quantas ou do pastor tal tal que as pessoas conhecem bem, eles embirram! Porque com os outros caes soltos que, esses sim, mordem, a esses ninguem faz nada nem ng diz nada aos donos!!! Lei sim senhor! Mas lei para todos e nao so para quem nao dá trela as pessoas daqui!

Rui Silva Freire said...

Tens toda a razão. Devia ser mesmo para todos.

No entanto, como essa gente não tem educação, tens mesmo de ser tu a proteger o Bagulho arranjando maneira de não o deixar sair sozinho. Não sei é dizer-te como...

Krippmeister said...

Então o Bagulho é tipo um serra da estrela arraçado de Houdini? Ganda maluco! Só o conheço das fotos que retoquei em photoshop, e mais umas no blog da Joaninha. Com aquele focinho amoroso não entendo como é que alguém pode mandar pedras ao cão.

Se calhar podes arranjar um crocodilo como animal de estimação e largá-lo na aldeia pra ver se também lhe mandam pedras...

Ana Cabral said...

Que chatice Téte...parece sina! E claro a lei é clara e o provincianismo tb não é novidade....já sabes que esse gente realmente tem panca....mas a tua atitude é a única coisa que pode minurar e atrassar o destino mais que provável desse cão....envenenado! Tb não é novidade aí para casa.
Tem calma engole os sapos...que aí ainda por cima são bem mais saudáveis e lembra-te: todos os confrontos vão dar em problema.
Esforça-te por descobrir as saídas...eu sei não é fácil nem é básico...mas é a única saída que tens...de resto faz como os chineses sorri e diz que sim...afinal julguei que não sabias francês!!!
Bj a Foto da Biela está linda tb quero!
As outras tb que inveja e que bom que é ver que finalmente estás a usufruir da sorte de AÍ estares!

Joana Cabral said...

POis é esse cão ainda acaba com um par de lambadas da joaninha que já está a perder a paciencia com o sr dom bagulho que não pode estar preso porque fica deprimido, que acha 2000mil metros quadrados de jardim é muuito pouco espaço e que é um gigantesco menino de colo!!!
Hora era o que me faltava hem??
Tens de o controlar dê lá por onde der e quanto a essas "pessoas" o melhor é fingires que falam chines, tipo "desculpe não entendo a sua linguagem" "Está a dizer???" depois mandas o olhar 33 do genero que grande seca e dizes "sim, sim" e segues caminho!!

Anonymous said...

Tété, baixa o nível de agressividade! As pessoas têm medo! E o medo é o gerador de brutalidade.
Procura ser pedagoga, sempre com uma voz calma, sorriso simpático. E evita que o cãozarrão ande á solta!
Trata de uma vez por todas dos buracos por onde ele sai.

Joana Cabral said...

Continuo a achar que se devia electrificar a rede, assim queria ver o Dom Bagulho a tentar fugir. ehehehe!!
BJS

Krippmeister said...

É montar uma webcam na testa do cão pra ver por onde ele sai, e remendar os buracos na vedação... :-)

Allanah said...

Pelo sim pelo não arranjei um sistema... Solto-o de manhã, e apanho-o à hora de almoço... fica em casa à tarde e vai a rua de trela à noite! Pronto... O pior é ter de o ouvir a ganir!!!!!