Monday, August 27, 2007

Hoje estava no feira nova... fui comprar uma lampada porque tinha uma FUNDIDA no meu quarto. Quando entrei, fui directa as lampadas, passei os varios corredores ate chegar ao que pretendia, e ia pensando pelo caminho: "Pah, se calhar comprava daquelas lampadas XPTO, amigas do ambiente e tal..." Eu tenho imensas luzes acesas em casa quase sempre por isso ate me pareceu uma boa ideia... ate ter a feliz ou infeliz ideia de olhar e comparar os preços das ditas amigas do ambiente com as normais... e cheguei a conclusao que ser amigo do ambiente é caro e nao compensa! Como é que é possivel eles estarem a pensar em tirar de circulaçao as lampadas normais quando a diferença de preços vai ate ao 8 euros! As normais a 1 euro e tal, as XPTO a 9 euros?? Como é que é possivel uma coisa destas? Fiquei chocada e preocupada, porque assim nunca vao conseguir fazer a diferença já que ng está para pagar 9 euros por uma lampada... ou pelo menos eu nao! E ja que esta tudo interligado... Outra coisa que me anda a preocupar é este Agosto de treta que tivemos este ano... Tivemos calor, frio, chuva, granizo, trovoada.. so faltava nevar... mas nevou aqui em Maio por isso... Sera que finalmente estamos a ver as repercussoes de milhares de anos de abuso e de sentimento de superioridade em relaçao a tudo o que para nos é visto como irracional? Se calhar a vcs nao vos diz nada mas... Eu vejo a Gabriela e penso... se agora isto está assim, como será quando ela tiver a minha idade? Será que ainda há verão, inverno, primavera e outono? Ou sera que o ano todo vai ser assim uma estaçao intermedia? Ou pior, com extremos imprevisiveis? 40 graus em dezembro e -5 em janeiro? Como é que as nossas futuras geraçoes vao encarar o mundo? Sugiro que para alem de educaçao sexual e essas banhadas todas, se comece a pensar em incutir nos miudos um sentido de educaçao ambiental! Nos somos tao frageis no meio disto tudo... eu nao quero pensar que a minha filha vai sofrer as consequencias de actos nao pensados da sua mae ou avos, ou o que seja! Mas tambem é dificil uma pessoa fazer o que quer que seja quando o preço de uma lampada merdosa amiga do ambiente ronda os 9 euros... Os meus posts sao uma seca nao sao?

8 comments:

Rui Silva Freire said...

Ao calcular o custo total de uma lâmpada não podemos pensar apenas no custo inicial.

Os factores a considerar são: custo de compra, rendimento eléctrico, durabilidade, custo de energia e, se quisermos ir mesmo ao pormenor, custo de oportunidade associado ao maior custo inicial e redução de emissões de gases (por via da redução de consumo energético) – esta última é financeiramente irrelevante a curto prazo para o consumidor.

Na realidade, essas lâmpadas consomem aproximadamente um quarto da energia das tradicionais e duram cerca de 6 a 11 vezes mais. Se pensares no custo total, dificilmente as modernas e mais "amigas do ambiente" saem mais caras.

Espreita aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Compact_fluorescent_lamp

Quem te ouvir dizer "quando a Gabriela tiver a minha idade" até pode pensar que tens uns 60 anos... O nosso impacto no planeta, embora provavelmente real, é difícil de prever ou sequer determinar com qualquer rigor.

Não deixará é de ser verdade que, quanto mais reduzirmos esse impacto, melhor.

Anonymous said...

Não acho seca. Acho um diário engraçado e gosto de o ler. Bem escrito.

Allanah said...

Sim rui, mas a realidade é que nao duram 6 a 11 vezes mais! Conheço imensa gente que mudou para essas lampadas e depois voltou a mudar para as normais porque essas estavam sempre fundidas!! Assim torna-se complicado!

Krippmeister said...

allanah, desde que não tenhas a triste ideia de postar filmes a explicar como se faz coisas em 3d, os teus posts nunca serão seca nenhuma :-)

Allanah said...

AHAHAHAHAH! Sim sra oh geniozinho! Prometo que nunca vou entrar por ai.. Nem percebo como e que e possivel alguem ter essa infeliz ideia!! :P

Joaninha said...

Por acaso tens razão Allanah, eu comprei lampadas dessas e acabei por desistir porque fundiam tanto como as outras mas custam bastante mais!!

Anonymous said...

Tétezinha o que te posso dizer é que quando essas lampadas apareceram no inicio custavam 3 contos (ou seja 15 euros). Andam a baixar o preço e julgo se estiverem mesmo com a iniciativa de substituir as ainda baixaram mais, claro que nunca ao preço a que nós estamos habituados.
Outra coisa, por acaso cá em casa, usa-se muito essas lampadas e sempre que uma se funde, nunca é das novas, é sempre das antigas. Cá têm sido um sucesso apesar do preço que se paga por elas.
Bjs T.

Krippmeister said...

E claro, se Deus colocou essas lâmpadas no teu caminho é porque as deves usar...