Ontem estive a ver um debate no canal 1 sobre a despenalização do aborto. Ainda não tinha decidido a minha posição, mas depois de ouvir os fracos argumentos do "não" resolvi que se votasse, coisa que não vai acontecer porque sou demasiado preguiçosa, votaria "sim", e passo a explicar porquê antes que me crucifiquem!
Enquanto que os apologistas do "sim" apresentaram mil e uma razões, o "não" continua a apresentar só uma, a velha ideia de que se está a matar um ser humano. Eu pergunto: Se a mulher recorrer a uma clinica clandestina sem condições e morrer não se está na mesma a matar um ser humano?? Dentro dos "sims" havia um senhor que era totalmente contra o aborto, mas que achava que para se puder regulamentar a situação era preciso despenalizar para poder controlar! E acho que tem toda a razão! Eu já estive numa situação em que podia ter pensado nisso, não pensei porque não sou a favor, mas acho que cada situação é unica e cabe à mulher decidir se tem, ou não, condições para pôr uma criança no mundo! Quando se vota "sim" não se está a dizer que se é a favor do aborto, esta-se a dizer que já chega de mulheres com complicações derivadas de abortos mal feitos, e já chega de não haver nenhum controlo sobre a situação. Outra coisa que diziam e com muita razão, é que a coisa como está não pode ficar! O negócio dos abortos clandestinos está completamente descontrolado. Não há limites de tempo, não há condições, não há limites de preços... Se se despenalizar pode-se regular isso tudo. Não percebo porque é que algumas pessoas acham que tem o direito de julgar quem quer que seja por fazer um aborto. Não são elas que estão na situação, não são elas que desesperam sabendo que não tem condições para ter aquela criança! É muito fácil apontar o dedo quando nós proprios não estamos naquela situação! A mulher já sofre o resto da vida depois de fazer um aborto, está provado! Fica com sequelas psicológicas que a acompanham o resto da vida! Já é suficiente! O minimo que se pode fazer é dar condições para que a experiençia seja o menos dolorosa possivel e não traga mais complicações! Repito: Eu não sou a favor do aborto, eu sou a favor da mulher como individuo e com capacidade para tomar as suas decisões tendo em conta a sua situação! Se o "não" me conseguir apresentar outra razão para além do facto de se estar a matar um ser humano, eu voto não! Mas não conseguem... Pareciam papagaios ontem, sempre a repetir a mesma coisa enquanto que os "sims" apesentavam muitas razões cheias de bom senso.
Outro assunto: Alguem me deixou um comment dizendo que faltava filosofia nos meus textos, mas não se identificou! Isto é mais um blog de fotografias do que de textos! Ja agora que se identifique o culpado!! :P